Portal Segurança
Segurança do Trabalho
Quem somos
Nós da Estudio de Software somos uma empresa de desenvolvimento de aplicações computacionais de engenharia e de segurança no trabalho. Nosso lema é “TÉCNOLOGIA PARA PLANEJAR E PREVENIR" uma vez que entendemos que o planejamento e a prevenção são os dois pilares principais de atividades realizadas de forma eficiente e segura.
Para garantir a solidez deste pilares nossas aplicações são desenvolvidas por um corpo técnico altamente especializado e com experiência de campo tanto no que diz respeito a engenharia, a segurança no trabalho e desenvolvimento de softwares.
Nosso portal, hospedado no endereço https://www.portalseguranca.eng.br tem como objetivo unir nossos aplicativos que podem ser implementados por módulos a depender da necessidade/realidade de cada empresa.
Nossos aplicativos são os seguintes:
• E-APR - Análise preliminar de risco
• E-PEX - Planejamento Executivo de atividades
• Acesso seguro - Controle dos treinamentos, ASO para a entrada na área de risco.
• PRO-ARCO – Cálculo da Energia Incidente do Arco Elétrico
• Prontuário NR10 – Prontuário Digital da NR10 – (em desenvolvimento)
E-APR
Segurança do Trabalho
E-APR – Análise Preliminar de Riscos é a técnica de análise de risco mais utilizada pelas empresas sendo que esta consiste na identificação dos riscos para cada etapa da atividade e definição de medidas de controle para todos os riscos
Desta forma a garantia da segurança está no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, dos riscos envolvido nesta tarefa, bem como na definição e cumprimento de todas medidas mitigadoras de risco propostas.
Entre os principais etapas de execução da análise preliminar de risco, podemos destacar:
• Descrever as etapas da atividade;
• Identificar os riscos presente nas atividades;
• Definir medidas mitigadoras dos riscos e garantir a execução de procedimentos seguros;
• Verificar a autorização e a compatibilidade dos treinamentos dos colaboradores em função das atividades/riscos da APR;
• Orientar os colaboradores dos riscos existentes em suas atividades no trabalho (Diálogo Diário de Segurança);
• Registrar análise crítica, possíveis desvios ou direitos de recusa;
Com isto pretende-se
• Organizar a execução da atividade; (APR +PEX);
• Trabalhar de maneira planejada e segura;
• Prevenir dos acidentes de trabalho;
• Sensibilizar e instruir os trabalhadores sobre os riscos envolvidos na execução do trabalho.
A E-APR Análise Preliminar de Risco – deve ser sempre desenvolvida com a participação dos trabalhadores e implantada antes da execução das atividades, seja para trabalhos realizados pela própria empresa ou através de empresas contratadas.
E-PEX
Segurança do Trabalho
E-PEX - Planejamento Executivo
O Planejamento Executivo (PEX) objetiva a execução dos serviços de forma planejada e organizada e atendendo a todos os requisitos de segurança.
Este planejamento baseia prioritariamente nas análise preliminares de risco previamente confeccionadas e discutidas pelas equipes envolvidas em um mesmo trabalho.
Além de todo conteúdo e verificações de segurança já constante nas APR´s o cronograma das atividades, equipamentos e instrumentos utilizados, materiais e recursos necessários são considerados na PEX.
Também são verificadas as sequencias de manobras isolação e bloqueios para eliminação de energias perigosas, como por exemplo isolações elétricas, mecânicas, hidráulicas e qualquer outra de que posso gerar acidentes. Analogamente são analisados também as Sequência de manobras de Reenergização/Reestabelecimento dos sistemas.
São previstos também os equipamentos de Transporte, Equipamentos de Guindar/ e Elevação de pessoas durante o planejamento.
Com todas estas análises, verificações e informações o que se espera e a realização da atividade sem intercorrências e imprevistos e com a máxima segurança.
Nosso módulo da e-pex foi desenvolvido para ajudar o usuário em sua confecção e planejamento rápido, seguro e eficiente, utilizando as informações incluídas nas APR´s pré-existentes, promovendo a segurança evitando intercorrências sem trazer morosidade ao processo.
Acesso Seguro
Segurança do Trabalho
Acesso seguro
Controle dos treinamentos, ASO para a entrada na área de risco.
O módulo do acesso seguro tem a função de controlar as autorizações de acesso a área de risco, atestado de saúde ocupacional ASO, treinamentos obrigatórios e não obrigatórios.
Através deste controle é possível em conjunto com o módulo da E-APR realizar verificação e bloqueio correto de trabalhadores em atividades de risco para as quais estes não estão aptos considerando o binômio treinamento x exposição ao risco.
A atualização destes dados de controle pode ser realizada de várias maneiras, seja de forma manual, importação de dados de planilha ou importação automática de dados de outros sistemas de controle/gestão.
PRO-ARCO
Segurança do Trabalho
PRO-ARCO – Cálculo da Energia Incidente do Arco Elétrico
O PRO-ARCO é um software de cálculo de energia incidente do arco elétrico e com esta ferramenta pretende-se:
Promover a segurança dos trabalhadores do setor elétrico e industrial com relação a incidência do Arco Elétrico.
Atender as normas regulamentadoras vigentes as normas técnicas nacionais e internacionais e requisitos de fiscalização dos órgãos competentes.
Especificar corretamente das vestimentas de proteção térmica para cada equipamento/atividade.
Para atingir estes objetivos o software com como recursos:
• Possibilidade de executar cálculos para todos os equipamentos de uma instalação em todas as configurações existentes.
• Possibilidade de realizar cálculos por tarefa/distância de trabalho.
• Utilizar de várias metodologias a depender dos parâmetros do equipamento/sistema.
• Geração de relatórios automatizados por equipamento/ ponto de cálculo, resumo de todos os equipamentos de uma determinada instalação e relatórios gráficos e comparativos.
• Gerar automaticamente as placas de identificação de segurança a serem instaladas nos equipamentos.
• Permitir o estudo de casos específicos com resultados de cálculo insatisfatórios, visando através de modificações nas instalações / procedimentos adequar os valores de energia incidente.
Desta forma o PRO-ARCO foi desenvolvido para auxiliar engenheiros no cálculo da energia incidente do arco elétrico.
Neste módulo temos as seguintes metodologias de cálculo.
• OSHA 1910.269 App E/NESC C2 2017– para tensões AC maiores de 15000 V.
• Stokes and Openlander - Tensões de 0 a 1000 V DC – Ambientes Fechados - Invólucros.
• Maximum Power Method, extraído da NFPA para tensões DC até 600V, Ambiente Abertos.
• IEEE Std 1584 – 2018 - IEEE Guide for Performing Arc – Flash Hazard Calculations – para tensões AC entre 208 e 15000 V.
• EPRI - Electric Power Research Institute para tensões acima de 15 kV AC